Olá!
Agora vamos falar sobre classes imutáveis em Java e mostrar como tornar a classe imutável.
A classe é chamada imutável se for impossível alterar seu estado e conteúdo após a inicialização (criação).

Os benefícios de tais classes são:
- segurança: você, como desenvolvedor, pode ter certeza de que ninguém é capaz de mudar seu estado;
- thread-safety: o mesmo mencionado acima também é real para o ambiente multithread;
- armazenável em cache: as instâncias podem ser armazenadas em cache facilmente pelo cache da VM ou pela implementação customizada, pois temos 100% de certeza de que seus valores não serão alterados;
- hashable: tais classes podem ser seguramente colocadas dentro das coleções de hash (como
HashMap,HashSetetc) – é claro, se os métodosequals()&hashCode()são substituídos de maneira apropriada.
Então, vamos tentar implementar a classe imutável pegando o mutável e mudando sua implementação para o imutável passo a passo.
Considere, temos a seguinte classe POJO típica Hobbit:
import java.util.List;
public class Hobbit {
private String name;
private Address address;
private List<string> stuff;
public String getName() {
return name;
}
public void setName(String name) {
this.name = name;
}
public Address getAddress() {
return address;
}
public void setAddress(Address address) {
this.address = address;
}
public List<string> getStuff() {
return stuff;
}
public void setStuff(List<string> stuff) {
this.stuff = stuff;
}
}Hobbitclasse tem um campo addressdo tipo Address:
public class Address {
private String country;
private String city;
public Address(String country, String city) {
this.country = country;
this.city = city;
}
public String getCountry() {
return country;
}
public void setCountry(String country) {
this.country = country;
}
public String getCity() {
return city;
}
public void setCity(String city) {
this.city = city;
}
}Address A classe não será alterada neste artigo, portanto, em caso de dúvidas, consulte o código incorporado acima.
A primeira questão a ser notada são setters, que permitem alterar o valor de cada campo de classe. Então, vamos remover esses métodos:
1. removendo setters
public class Hobbit {
private String name;
private Address address;
private List<String> stuff;
// getters:
public String getName() {
return name;
}
public Address getAddress() {
return address;
}
public List<String> getStuff() {
return stuff;
}
}Parece melhor, mas agora o usuário de nossa classe não tem chances de definir os valores para campos de classe. Então, vamos fornecer o construtor apropriado:
2. adicionando todos os construtores args
public class Hobbit {
private String name;
private Address address;
private List<String> stuff;
// all args constructor:
public Hobbit(String name, Address address, List<String> stuff) {
this.name = name;
this.address = address;
this.stuff = stuff;
}
// getters:
public String getName() {
return name;
}
public Address getAddress() {
return address;
}
public List<String> getStuff() {
return stuff;
}
}Nós terminamos agora? Ainda não, restam vários problemas. Primeiro de tudo, nossa imutabilidade poderia ser hackeada usando um dos princípios da OOP – herança. Deixe-me demonstrar isso com um exemplo simples:
import java.util.List;
public class Gandalf extends Hobbit {
private String hackedName;
public Gandalf(String name, Address address, List<String> stuff) {
super(name, address, stuff);
hackedName = name;
}
public void hackTheImmutability(String newNameValue) {
hackedName = newNameValue;
System.out.println("Immutability has been hacked!");
}
@Override
public String getName() {
return hackedName;
}
}import java.util.Collections;
public class Hack {
public static void main(String[] args) {
Gandalf gandalf = new Gandalf("Frodo Baggins", new Address("Hobitton", "Shire"), Collections.emptyList());
Hobbit hobbit = (Hobbit) gandalf;
System.out.println(hobbit.getName());
System.out.println();
gandalf.hackTheImmutability("Mr. Underhill");
System.out.println();
System.out.println(hobbit.getName());
}
}Se executarmos a Hackturma, obteremos a seguinte saída:
Frodo Bolseiro
Imutabilidade foi hackeada!
Mr. Underhill
Para corrigir esse problema, precisamos:
3. classe de marcação como final para protegê-la de ser estendida
public final class Hobbit {
private String name;
private Address address;
private List<String> stuff;
// all args constructor:
public Hobbit(String name, Address address, List<String> stuff) {
this.name = name;
this.address = address;
this.stuff = stuff;
}
// getters:
public String getName() {
return name;
}
public Address getAddress() {
return address;
}
public List<String> getStuff() {
return stuff;
}
}Agora, se executarmos a Hackaula mais uma vez, a saída estará correta:
Frodo Bolseiro
Imutabilidade foi hackeada!
Frodo Bolseiro
Há mais uma questão interessante: como sabemos, em Java quando passamos o valor de um objeto, estamos passando a referência a ele. Assim, o estado dos objetos poderia ser alterado pelos efeitos colaterais. Vamos voltar ao código para ver isso:
import java.util.List;
import java.util.ArrayList;
public class Hack {
public static void main(String[] args) {
Address address = new Address("Hobitton", "Shire");
List<String> stuff = new ArrayList<>();
stuff.add("Sword");
stuff.add("Ring of Power");
Hobbit hobbit = new Hobbit("Frodo Baggins", address, stuff);
System.out.println("Hobbit country: " + hobbit.getAddress().getCountry());
System.out.println("Hobbit city: " + hobbit.getAddress().getCity());
System.out.println("Hobbit stuff: " + hobbit.getStuff());
address.setCountry("Isengard");
address.setCity("Saruman tower");
stuff.remove("Ring of Power");
stuff.remove("Sword");
System.out.println();
System.out.println("Immutability has been hacked!");
System.out.println();
System.out.println("Hobbit country: " + hobbit.getAddress().getCountry());
System.out.println("Hobbit city: " + hobbit.getAddress().getCity());
System.out.println("Hobbit stuff: " + hobbit.getStuff());
}
}A saída deste código é:
Hobbit country: Hobitton
Hobbit city: Shire
Hobbit stuff: [Espada, Anel do Poder]
Imutabilidade foi hackeada!
Hobbit country: Isengard
Cidade de Hobbit: Saruman tower
Hobbit stuff: []
Esse problema pode ser corrigido por:
4. inicializando todos os campos mutáveis não-primitivos via construtor executando uma cópia profunda
import java.util.List;
import java.util.ArrayList;
public final class Hobbit {
private String name;
private Address address;
private List<String> stuff;
// all args constructor:
public Hobbit(String name, Address address, List<String> stuff) {
this.name = name;
this.address = new Address(address.getCountry(), address.getCity());
this.stuff = new ArrayList<>(stuff);
}
// getters:
public String getName() {
return name;
}
public Address getAddress() {
return address;
}
public List<String> getStuff() {
return stuff;
}
}Agora a saída da Hackclasse é mais previsível:
Hobbit country: Hobitton
Hobbit city: Shire
Hobbit stuff: [Espada, Anel do Poder]
Imutabilidade foi hackeada!
Hobbit country: Hobitton
Hobbit city: Shire
Hobbit stuff: [Espada, Anel do Poder]
Mas o mesmo problema de efeito colateral poderia ser produzido através de métodos getter:
import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
public class Hack {
public static void main(String[] args) {
Address address = new Address("Hobitton", "Shire");
List<String> stuff = new ArrayList<>();
stuff.add("Sword");
stuff.add("Ring of Power");
Hobbit hobbit = new Hobbit("Frodo Baggins", address, stuff);
System.out.println("Hobbit country: " + hobbit.getAddress().getCountry());
System.out.println("Hobbit city: " + hobbit.getAddress().getCity());
System.out.println("Hobbit stuff: " + hobbit.getStuff());
Address hobbitAddress = hobbit.getAddress();
hobbitAddress.setCountry("Isengard");
hobbitAddress.setCity("Saruman tower");
List<String> hobbitStuff = hobbit.getStuff();
hobbitStuff.remove("Ring of Power");
hobbitStuff.remove("Sword");
System.out.println();
System.out.println("Immutability has been hacked!");
System.out.println();
System.out.println("Hobbit country: " + hobbit.getAddress().getCountry());
System.out.println("Hobbit city: " + hobbit.getAddress().getCity());
System.out.println("Hobbit stuff: " + hobbit.getStuff());
}
}Saída:
Hobbit country: Hobitton
Hobbit city: Shire
Hobbit stuff: [Espada, Anel do Poder]
Imutabilidade foi hackeada!
Hobbit country: Isengard
Cidade de Hobbit: Saruman tower
Hobbit stuff: []
Então, vai com outro passo a ser feito:
5. executando clonagem do objeto mutável não-primitivo retornado em métodos getter
import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
public final class Hobbit {
private String name;
private Address address;
private List<String> stuff;
// all args constructor:
public Hobbit(String name, Address address, List<String> stuff) {
this.name = name;
this.address = new Address(address.getCountry(), address.getCity());
this.stuff = new ArrayList<>(stuff);
}
// getters:
public String getName() {
return name;
}
public Address getAddress() {
return new Address(address.getCountry(), address.getCity());
}
public List<String> getStuff() {
return new ArrayList<>(stuff);
}
}Agora a Hacksaída é:
Hobbit country: Hobitton
Hobbit city: Shire
Hobbit stuff: [Espada, Anel do Poder]
Imutabilidade foi hackeada!
Hobbit country: Hobitton
Hobbit city: Shire
Hobbit stuff: [Espada, Anel do Poder]
Há mais uma etapa opcional a ser executada, mas se todos os outros pré-requisitos forem atendidos, isso não é necessário. De qualquer forma, vamos mencionar isso:
6. marcando todos os campos de classe como final (opcional)
import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
public final class Hobbit {
private final String name;
private final Address address;
private final List<String> stuff;
// all args constructor:
public Hobbit(String name, Address address, List<String> stuff) {
this.name = name;
this.address = new Address(address.getCountry(), address.getCity());
this.stuff = new ArrayList<>(stuff);
}
// getters:
public String getName() {
return name;
}
public Address getAddress() {
return new Address(address.getCountry(), address.getCity());
}
public List<String> getStuff() {
return new ArrayList<>(stuff);
}
}E é isso, estamos prontos – nossa Hobbitclasse é imutável agora.
Vamos resumir os passos:
- remover setters;
- adicionando todo o construtor args;
- marcando a classe de modo
finala protegê-la de ser estendida; - inicializar todos os campos mutáveis não primitivos via construtor executando uma cópia profunda;
- executando clonagem do objeto mutável não-primitivo retornado nos métodos getter;
- marcando todos os campos de classe como
final(etapa opcional).
Claro, existem outras maneiras de tornar a classe imutável (por exemplo, usando o padrão Builder), mas está fora do escopo da história atual.